top of page

NUTRIÇÃO DOS CAVIDEOS (PORQUINHO-DA-INDIA)

  • Alexandre Sicutti
  • 18 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

VOCÊ SABIA QUE?

Esses animais são vulgarmente chamados no dito popular de Preá, pertence a família de mamíferos da ordem roedores (rodentia) sul-americanos, sendo encontrados tanto no sertão como na zona de mata do nordeste brasileiro, de alimentação herbívoras.

Os machos dessa espécie pode chegar a medir até 25 cm e tendo um peso médio de 1kg ou mais, já as fêmeas o seu tamanho comparado a do macho é menor, medindo 20 cm e pesando entre 600 a 900 gramas.

COMO CUIDAR DE PORQUINHOS DA INDIA EM CASA OU APARTAMENTO?

Porquinhos-da-índia são pequenos animais, mas requerem muito espaço, interação com humanos, e tempo e esforço de seus donos. Basta propiciar o abrigo, o espaço, a alimentação, a atenção, os cuidados e o tratamento adequados a ele para ser recompensado com um porquinho-da-índia feliz, saudável e divertido!

ALGUNS PASSOS PARA SEREM SEGUIDOS:

  • Faca ou compre uma gaiola grande o suficiente medindo 0,7 m²; para dois, uma de 0,9 m²;

  • O fundo da gaiola deve ser sólido com vários centímetros de forro (como papel picado ou cepilho de álamo), que deve ser trocado duas vezes por semana (ou mais, se você vive numa região úmida).

  • Jamais ou Hipótese nenhuma coloque a gaiola numa garagem, pois a fumaça do carro poderá trazer sérios risco a saúde de seu animal, além de ser um ambiente em que a temperatura variar bastante.

  • Ser for possível adote outro porquinho, para que eles não se sintam isolados, é possível deixar macho e femeas juntos.

  • Mantenha o dispensador de agua limpo e troque a agua diariamente. O melhor dispensador é o suspenso, recomendado para porquinhos da índia e coelhos, que possui uma bolinha antes do bico.

  • Para limpar o reservatório de agua, deposite um pouco de arroz cru e agua limpa em seu interior, tampe o bico com o dedo e chacoalhe com força. O arroz devera soltar os depósitos de algas das beiradas do recipiente.

  • Sempre deve haver feno na gaiola do seu porquinho-da-india:

  • Feno e alfafa só deve ser oferecido a fêmeas prenhas ,lactação ou em filhotes de seis meses ou menos, pois contem nutrientes extras de que os porquinhos-da-india prescindem.

  • Feno de rabo-de-gato, de dáctila ou de erva-negra só devem ser oferecidos a porquinhos da índia com mais de seis meses

  • Escassez de feno pode provocar a maloclusão ( ou desalinhamento dos dentes), que , em alguns casos, só pode se corrigida com cirurgia; e a hipomobilidade gastrointestinal (ou a falência do sistema digestivo), que é fatal na maioria das vezes.

  • Limpe a gaiola. Porquinhos-da-índia são animais relativamente higiênicos, então limpe a gaiola pelo menos duas vezes na semana.

  • Remova excrementos e restos de comida assim que os avistar. Limpe o dispensador e troque a água sempre que necessário e mantenha a gaiola sempre abastecida de feno.

Manejo alimentar dos porquinhos da índia.

Esta é uma nova pirâmide alimentar com mais alimentos que podem facilitar a vida do proprietário em relação manejo nutricional dos porquinhos:

Alimentação – Feno

Como dito anteriormente o feno é muito importante para os porquinhos da índia, podendo até ser considerado a base da sua alimentação. A sua importância deve-se ao fato das fibras presentes no mesmo, ajudarem ao bom funcionamento do sistema digestivo dos porquinhos e também devido ao fato de realizar a manutenção dos dentes.

Alimentação – Ração

Como alimento base deverão ser dados pellets (tipo de ração em forma cilíndrica com um conjunto de vitaminas, minerais e outros nutrientes) ou uma mistura especifica para porquinhos. Deve-se ter cuidado na escolha destes produtos consoante a idade e as necessidades alimentares devendo-se dar importância ao excesso de gordura e à presença da sempre importante vitamina C. Quando estiver doente, o porquinho-da-índia precisa de ração de boa qualidade.Procure uma ração com baixa concentração de cálcio. Não sirva a um porquinho-da-índia ração indicada para coelhos ou para outros animais — a proporção de vitaminas não vai ser aquela de que um porquinho-da-índia precisa, além de ser potencialmente prejudicial.

Se os grãos da ração forem muito grandes, verifique a presença de sementes na composição, com as quais o roedor pode engasgar. O formato dos grãos não deve variar e a fórmula da ração deve ser homogênea — sem pedaços coloridos, frutas, milho, entre outros.

DICAS PARA UMA DIETA BALANCEADA E SAUDAVEL AO SEU PORQUINHO DA INDIA:

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Diário Pet

Como superar a morte do seu Pet

Lipidose Hepática Felina

© 2016 por NutriVetNews

bottom of page